Filadélfia sedia campeonato de Xadrez

No início de agosto o Clube Filadélfia foi palco do I Torneio de Xadrez Rápido de Governador Valadares. A competição reuniu 34 enxadristas de várias partes da região, como Ipatinga, Pedra Azul, Nanuque, Itanhomi, Frei Inocêncio, Conselheiro Pena e Governador Valadares.

O organizador Hugo de Araújo Paula explica sobre a modalidade. “Com tempo de reflexão de 30 minutos para cada jogador, o Xadrez Rápido é uma modalidade de disputa em que se prestigia o raciocínio rápido do competidor, em detrimento do cálculo com reflexão profunda, que está presente no chamado Xadrez Clássico, quando são concedidos 60 minutos ou mais de reflexão para cada jogador”.

Enxadristas de 9 a 64 anos, do sexo feminino e masculino, irmãos, pais e filhos, ficaram frente a frente no tabuleiro. “Essa é uma das virtudes do xadrez, possibilitar, que pessoas de diferentes idades ou portadoras de necessidades especiais possam competir em situação de igualdade. Uma prova disso é o fato de que, em nosso torneio, a segunda colocação foi conquistada pelo enxadrista Samuel Teixeira, de 9 anos. Ele possui um título de Campeonato Brasileiro de sua categoria, além de um Panamericano, estando em forte preparação para sua segunda participação em um Torneio Mundial de Xadrez”, destaca o organizador.

A prática do xadrez tem crescido muito no país, sobretudo em escolas, onde é capaz de estimular a concentração, criatividade e disciplina das crianças. Hugo ressalta que por estimular tantas habilidades intelectuais, e incentivar posturas comportamentais desejáveis a seus praticantes, o Xadrez é uma excelente atividade a ser inserida nos clubes recreativos em geral. “O Clube Filadélfia, mais uma vez, está na vanguarda, com o irrestrito apoio proporcionado ao evento, e com a possibilidade de oferecer esta modalidade também a seus sócios”.